terça-feira, 1 de julho de 2008

Tabacaria Ranieri

Tenho amigos realmente diferenciados. Pessoas com um nível cultural que me fazem sentir pequeno. Os assuntos jogados em cada mesa são instigantes na medida certa. Como imaginar que falar de Miró pode ser uma delícia? Com a companhia certa, garanto que é. Na mesa certa, melhor ainda.

Uma das grandes descobertas deste tempo de solteiro é a Tabacaria Ranieri, na Al. Lorena. Comecei a freqüentar sozinho, sentado no balcão com um copo de whisky e uma cigarrilha. As pessoas ali, todas anônimas - mas de uma simpatia ímpar - me fazem voltar duas ou três vezes por semana.

Maria, e “vendedora” que sempre escolheu minhas cigarrilhas, apresentou sem querer a Amanda, que certa quarta-feira se sentou ao meu lado, no balcão. Hoje é uma companheira singular para bate-papos. Com ela, aos poucos, venho me apaixonando pelos charutos. E, quando invento de me apaixonar por uma coisa, me dedico. Hoje tenho todas as ferramentas para degustar um bom exemplar.

Tanto a Amanda quanto os demais amigos de tabacaria me tornam uma pessoa pouco mais tranqüila. Ali as conversas são deliciosas, o os produtos oferecidos mais ainda. Acabei de chegar em casa, depois de deixar um amigo e dar um pulo por lá. O cheiro de fumo é forte, a sensação de paz ainda mais. É um lugar onde posso fumar sem incomodar a ninguém. Fora de lá, ao lado de qualquer pessoa, não fumo. Acho que é uma questão de respeito a quem não gosta. E lido bem com isso.

A idéia deste post é o conta-ponto que esta tabacaria me oferece. Nunca gostei de cigarro, não sentia atração por bebidas pouco mais forte ou conversas cabeça demais. Em pouco tempo, não vivo mais sem isso. Claro que falar besteira, virar uma caipirinha e rir da vida alheia continua sendo uma delicia. Mas, agora, conhecer este mundo tão instigante me fez bem. É um vício bom. Vício de pessoas bonitas e bem cuidadas – por mais que fumem. Vício de ser bem tratado e me sentir bem só. Vício de pensar sobre coisas que realmente me acrescentem. Mesmo que apenas um possível câncer de pulmão.

Um comentário:

marcos_bacha disse...

Johnny... Desde que lançou seu blog, venho sendo um freqüentador assíduo... Como vc, aprendi coisas com vc que levo para minha vida, tem sido um grande amigo para mim... E é tão bom ver um amigo feliz, curtindo a vida mesmo que sozinho por um breve momento.

Johnny quero que saiba o quanto te admiro.

Ass. Marcos Bacha